Há, na Usina de Itaipu, curiosidades que você precisa conhecer.
Afinal, a maior usina hidrelétrica em energia limpa e renovável do mundo possui características essenciais que a tornam ainda mais incrível.
Localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, desempenha um papel super importante no fornecimento de energia sustentável para ambos os países.
Portanto, se você quer ficar por dentro e conhecer as curiosidades sobre a Usina de Itaipu, acompanhe esse post e já planeje a sua visita com o Turismo Itaipu.
Vamos lá?
Quais são as Principais Características da Usina de Itaipu?
Bom, antes de conhecer alguma curiosidade sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu, é importante tomar conhecimento de suas principais características, aquelas que dizem respeito a sua construção, capacidade e projeto de sustentabilidade.
Assim, localizada no rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, é uma das maiores e mais impressionantes obras de engenharia do mundo.
Inaugurada em 1984, a usina é conhecida pela sua capacidade instalada de 14.000 MW, com 20 unidades geradoras de 700 MW cada – tendo produzido mais de 2,9 milhões de GWh desde o início de sua operação.
Com isso, a usina de Itaipu fornece cerca de 8,6% da energia consumida no Brasil e 86,3% do consumo no Paraguai.
Além disso, teve a sua construção histórica quando pensamos em materiais utilizados, estratégias definidas e trabalhadores ativos.
Inclusive, entre suas características, se destacam também o envolvimento com sustentabilidade e a capacidade de vazão da usina.
Agora, veja abaixo as principais curiosidades sobre a Usina de Itaipu!
10 Curiosidades sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu
Agora que já entendemos as principais características da Usina Hidrelétrica de Itaipu, desde sua construção até o seu destaque em âmbito nacional, chegou a hora de conhecer suas curiosidades.
Confira!
- É a maior barragem do Brasil e a segunda maior do mundo – perdendo apenas para a usina hidrelétrica de Três Gargantas, na China
- O volume de concreto usado na construção da hidrelétrica (12,7 milhões de m³) seria suficiente para a construção de 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro
- No auge das obras, 40 mil trabalhadores participaram da construção da usina.
- 196 metros é a altura da barragem principal, que é parecido com a altura de um prédio de 65 andares
- A quantidade de ferro e aço usada possibilitaria a construção de 380 Torres Eiffel
- Em 2022, a usina de Itaipu recebeu 418.819 visitantes
- Em 1982 teve início a operação Mymba Kuera, onde profissionais salvaram a vida de 36.450 animais que viviam na área a ser inundada pelo lago
- 24 milhões de mudas de árvores nativas foram plantadas na faixa de proteção do reservatório. Foi o maior reflorestamento do gênero feito no mundo
- O lago formado pelo reservatório da Itaipu tem uma extensão de 1.350km² – maior que toda a área urbana da cidade de São Paulo ou quatro vezes o tamanho da Baía da Guanabara
- A vazão máxima do vertedouro da Itaipu (62,2 mil metros cúbicos por segundo) é 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu (1.500 metros cúbicos por segundo).
Curiosidades Itaipu: Tire todas as suas Dúvidas
Então, essas foram algumas das curiosidades a respeito da Itaipu.
No entanto, sempre restam algumas dúvidas que despertam o interesse do público.
Assim, colocamos aqui alguns outros detalhes que, com certeza, te farão adquirir já os ingressos para os passeios Itaipu.
Confira!
Qual a Vazão da Usina de Itaipu?
A vazão máxima do vertedouro da Itaipu é de 62,2 mil metros cúbicos por segundo.
Ou seja, 40 vezes mais que a vazão média das Cataratas do Iguaçu – que é de 1.500m³ por segundo.
Com isso, a vazão de apenas duas turbinas da usina equivale a vazão média das Cataratas, ambas as maravilhas localizadas em Foz do Iguaçu!
Por que a Usina se Chama Itaipu?
A Usina Hidrelétrica de Itaipu recebeu esse nome em homenagem à ilha de Itaipu, que ficava no rio Paraná, no local onde a barragem foi construída.
O nome “Itaipu” vem do guarani e significa “pedra que canta” ou “pedra de águas cantantes” (ita = pedra, pu = som), referindo-se ao som das águas do rio batendo nas pedras da ilha.
Assim, a escolha do nome é reflexo da região onde está localizada, destacando sua importância cultural e geográfica.
Além disso, ao ouvir o som e perceber a força das turbinas em funcionamento, podemos dizer que as águas realmente cantam! Legal, não é?
Qual a Vida Útil da Usina de Itaipu?
Estudos geológicos apontam que a vida útil da usina de Itaipu é de, no mínimo, 200 anos.
E, com a realização de manutenções regulares, modernizações e atualizações ao longo do tempo, esse período pode ser estendido.
Afinal, a longevidade de uma usina hidrelétrica irá depender da qualidade dos materiais utilizados na construção, do rigor dos processos de manutenção e das inovações tecnológicas implementadas.
Quanto tempo Demorou para ser Construída a Usina de Itaipu?
A construção da usina é resultado de intensas negociações entre o Brasil e o Paraguai, iniciadas ainda na década de 60.
Então, em 1973 foi assinado o Tratado de Itaipu – instrumento legal para o aproveitamento do potencial hidráulico do Rio Paraná – e, em maio de 1974 foi criada a empresa Itaipu Binacional, para construir e gerenciar a usina.
Assim, as primeiras máquinas chegaram ao canteiro de obras ainda em 1974, a construção se iniciou em 1975 e, em 1984, a Itaipu começou a gerar energia.
Com isso, nas primeiras 18 unidades geradoras, podemos dizer que a construção da usina hidrelétrica de Itaipu levou cerca de 10 anos.
Mas, posteriormente, em 2000, foram instaladas mais 2 unidades, que ficaram prontas em 2007, estando atualmente com 20 unidades geradoras e agora não há mais capacidade de ampliação.
Enfim, essas foram algumas das principais curiosidades sobre a usina de Itaipu. E aí, o que achou?
E, se agora você quiser conhecer de perto toda essa imensidão e grandiosidade da engenharia, não deixe de conferir os nossos passeios.
Vamos adorar te receber!